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Compartilhando pastas

No Google Drive há dois tipos de drive:

  • Meu Drive
  • Drive Compartilhado

O Meu Drive é o repositório padrão do Google Drive vinculado à sua conta USP. Todos os arquivos e pastas criados nesse repositório terão um proprietário. O proprietário de um arquivo é o responsável por configurar as permissões de acesso a outros usuários. Além disso, o espaço de armazenamento deste arquivo consome somente a cota do proprietário.

Sobre o termo propriedade/proprietário

O termo propriedade/proprietário neste contexto significa permissão gerencial e não propriedade intelectual

Importante

Se por algum motivo a conta for removida, TODOS OS ARQUIVOS de propriedade desta conta serão REMOVIDOS, mesmo se estes arquivos estiverem em pastas compartilhadas de outros usuários. Confira o roteiro "Como Evitar Perda de Dados" e saiba como contornar esta situação.

Em um Drive Compartilhado, não há proprietários de arquivos. Todos os arquivos armazenados nestes drives passam a ser propriedade da Universidade de São Paulo e o espaço de armazenamento é consumido da cota da universidade. No Drive Compartilhado há dois tipos de acesso que permitem o compartilhamento de arquivos:

  • Administrador: Gerencia conteúdo, pessoas e configurações.
  • Administrador de conteúdo: Adiciona, edita, move, exclui e compartilha conteúdos

Nos Drives Compartilhados criados pela STI, não haverá o papel de Administrador, somente Administradores de Conteúdo.

Outros níveis de acesso, mas que não possuem permissão de compartilhamento:

  • Colaborador: Adiciona, edita arquivos existentes sem permissão para remover ou mover.
  • Comentarista: Visualiza os arquivos e insere comentários.
  • Leitor: Somente visualiza os arquivos.

Informação

Diferente do Meu Drive do Google Drive, o Drive Compartilhado mantém os arquivos mesmo se a conta do criador do arquivo for removida. Em Drive Compartilhado não há o papel de proprietário de arquivos.

Compartilhando Pastas#

Este roteiro pode ser utilizado para compartilhamento de pastas do Google Drive individual e do Drive Compartilhado.

  1. Localize o Drive Compartilhado onde deseja compartilhar uma pasta. Ou, siga o mesmo procedimento no Meu Drive
  2. Se a pasta não existir, crie uma nova clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção "Nova pasta".
  3. Informe o nome da pasta e clique em "Criar".
  4. Para compartilhar a pasta, clique no menu , selecione "Compartilhar".
  5. Na tela de compartilhamento, informe o e-mail dos usuários e a permissão. Opcionalmente você pode enviar uma mensagem informando o compartilhamento. Clique em "Enviar".
  6. Para gerenciar o acesso, selecione a pasta, clique no ícone . Na aba "Detalhes" clique em "Gerenciar o acesso".
  7. Na tecla de gerenciamento de compartilhamento, você verá todos os usuários que tem acesso à pasta.

Google Drive

Nova Pasta

Nova Pasta

Compartilhar

Compartilhamento

Gerenciar Compartilhamento

Usuarios

Acessando pastas compartilhadas#

Todo conteúdo compartilhado com você está disponível em Compartilhados Comigo. É possível organizar estes dados para que sejam acessíveis a partir do Meu Drive utilizando-se de "links".

  1. Localize a pasta compartilhada em Compartilhados Comigo
  2. Selecione a pasta compartilhada e clique no menu . Clique em "Organizar" e depois em "Adicionar atalho".
  3. Na tela "Adicionar atalho", selecione "Meu Drive" e clique em "Adicionar".
  4. Em "Meu Drive", a pasta compartilhada estará disponível em forma de atalho.

Google Drive

Nova Pasta

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